top of page

Por que... por quê? porque e porquê

  • 3 de jun. de 2017
  • 1 min de leitura

Escrever de acordo com as regras gramaticais não é fácil. Quando o assunto é uso dos porquês então, as dificuldades só aumentam e muitos tem dificuldades com isso.

Aqui vai a diferença entre os porquês.

1- Por que:

- O porquê separado tem sentido interrogativo, ou seja, é usado para perguntas. Pode ser substituído pelas expressões "por qual razão"; "pelo(a) qual (pelos quais)" ou "para que", dependendo da situação.

Exemplos:

* Por que você fez isso. ( por qual razão).

* Por que fazer isso. ( para que).

* Os lugares por que passamos eram encantadores ( pelos quais).

2 - Por quê:

- O porquê separado é usado no final das frases, quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo ou exclamativo e continuará com o significado de "por qual motivo" e "por qual razão".

Exemplos:

* Vocês não comeram tudo? Por quê?

* Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.

3- Porque:

- É conjunção causal ou explicativa, pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”, “para que”.

Exemplos:

* Não fui ao cinema porque tenho que estudar. (pois)

* Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)

4- Porquê:

- É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

Exemplos:

* O porquê de não estar conversando é porque quero prestar atenção na aula. (motivo)

* Diga-me um porquê de não ter feito o que pedi. (a razão)

Acho que agora já sabemos bem quando usar cada tipo de porquê, então porquê não usá-los da maneira correta agora?

 
 
 

Comentários


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page