Escrever de acordo com as regras gramaticais não é fácil. Quando o assunto é uso dos porquês então, as dificuldades só aumentam e muitos tem dificuldades com isso.
Aqui vai a diferença entre os porquês.
1- Por que:
- O porquê separado tem sentido interrogativo, ou seja, é usado para perguntas. Pode ser substituído pelas expressões "por qual razão"; "pelo(a) qual (pelos quais)" ou "para que", dependendo da situação.
Exemplos:
* Por que você fez isso. ( por qual razão).
* Por que fazer isso. ( para que).
* Os lugares por que passamos eram encantadores ( pelos quais).
2 - Por quê:
- O porquê separado é usado no final das frases, quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo ou exclamativo e continuará com o significado de "por qual motivo" e "por qual razão".
Exemplos:
* Vocês não comeram tudo? Por quê?
* Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.
3- Porque:
- É conjunção causal ou explicativa, pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”, “para que”.
Exemplos:
* Não fui ao cinema porque tenho que estudar. (pois)
* Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)
4- Porquê:
- É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
Exemplos:
* O porquê de não estar conversando é porque quero prestar atenção na aula. (motivo)
* Diga-me um porquê de não ter feito o que pedi. (a razão)
Acho que agora já sabemos bem quando usar cada tipo de porquê, então porquê não usá-los da maneira correta agora?
Comentários