"Who Say?" e Um Grito de Socorro
- 3 de jun. de 2017
- 3 min de leitura
Adorei a ideia do projeto "Quem Disse?", uma ação a favor da auto-estima e conscientização sobre o bullying.
Usando a música "Who Says", da cantora Selena Gomez como tema, alunos do primeiro ano do ensino médio, da escola Rita de Cássia, criaram o projeto com a ajudo de seus professores.
Durante todo o bimestre alunos e professores trabalharam o tema em sala de aula e até nas redes sociais.
O projeto trata sobre diferentes assunto, todos voltados para depressão, baixa alto-estima, bullying, discriminação e outros problemas sociais que atingem os jovens hoje em dia.
Em alguns trechos da música "Who Says", Selena pergunta quem disse que não podemos isso ou aquilo, ou quem disse que não somos perfeitos ou lindos. O single nos leva a refletir se devemos realmente ligar para o que os outros impõem, ou dizem ser certo ou errado, ou se devemos deixá-los nos colocar para baixo.
Who says (Quem disse?)
Who says you're not perfect (Quem disse que você não é perfeito?)
Who says you're not worth it (Quem disse que você não vale a pena?)
Who says you're the only one that's hurting (Quem disse que você é o único que está sofrendo?)
Trust me ( Confie em mim)
That's the price of beauty (Esse é o preço da beleza)
Who says you're not pretty (Quem disse que você não é bonito?)
Who says you're not beautiful (Quem disse que você não é linda?)
Who says (Quem disse?)
Devemos refletir sobre o que falamos para as pessoa e sobre o que escutamos. Ninguém pode nos colocar para baixo se não deixarmos. Ninguém é melhor que ninguém. Não guarde para si, alguém pode estar passando pela mesma coisa e você pode ser ajudado.
Faça um exercício de alto-estima.
Olhe-se no espelho e diga a si mesmo coisas positivas, se valorize. Você é boa o suficiente, você vale a pena, você é incrível... Basta querer.
O professor de Língua Portuguesa passou o filme "Um grito de socorro" para seus alunos. O filme trata o tema bullying.
"Jochem é um adolescente atormentado diariamente na escola por ser gordinho. Enquanto um grupo de colegas pratica bullying, outros, como Vera e David, tentam ajudá-lo, mas têm medo de enfrentar os valentões e sofrer represálias. Quando Jochem vai a uma festa com os colegas, é forçado a beber e não aparece no dia seguinte no colégio. David se sente culpado por não ter ajudado o menino e resolve, junto com Vera, procurar o amigo, mas pode ser tarde demais para prestar auxílio e pedir desculpas. Jochem morreu afogado após cair em um lago, por conta da embriagues."
O filme apresentou cenas fortes de agressão verbal, física e psicológica.
Letícia Silva (sobre o filme): "O que aconteceu no filme foi algo desgastante para a vida do jovem Jochem, que sofria bullying constantemente. Muitas vezes ele deixava de ir à escola por conta das agressões que sofria e não tinha com quem dividir isso, apesar da mãe saber das agressões, o garoto não deixava ela ajudá-lo. No ambiente escolar, nem os professores percebiam o que realmente acontecia com o garoto. Não somente para mim, mas acho que para todos, isso é algo muito errado. Não sabemos o que realmente se passa na vida das outras pessoas e, mesmo quando vemos, na maioria das vezes, ninguém se move para acabar com alguns tipos de "brincadeiras".
O filme fez com que olhássemos de uma outra maneira para o assunto, talvez até a refletirmos sobre o que dizemos para os outros. Será que estamos praticando bullying sem saber? Será isso por falta de informação ou encaramos "pequenas brincadeiras" como algo normal? Reflita.
"Ninguém sabe ao certo o impacto que causa na vida no outro", Hannah Baker.






Comentários