top of page

Sanasa na Escola

  • 26 de mai. de 2017
  • 1 min de leitura

Uma estação de tratamento de água serve para tornar a água potável. Para conhecer esse processo, os alunos do ensino médio da escola Rita de Cássia da Silva, localizada no Parque São Jorge em Campinas, foram convidados para participar do projeto Sanasa na Escola, no dia 10 de abril de 2017. Os alunos foram fazer o estudo do meio na Estação do Rio Capivari, acompanhados de monitores e um professor da escola.

Os alunos saíram da unidade escolar de ônibus e ao chegar na estação de tratamento foram ver a parte da captação da água e em seguida, os tanques de armazenamento, onde telas captam os objetos maiores que estão na água. Retornaram ao ônibus, seguindo para a segunda parte do tratamento, onde a água passa pelos processos de coagulação, floculação, decantação e pela filtração, que é realizada por oito filtros de dupla camada, areia e antracito.

Na última etapa é realizada a purificação da água, feita pelo tratamento químico. No tratamento químico, é adicionado cal (para corrigir o pH da água), cloro (para a desinfectação), flúor (diminuir a incidência de cárie dentária) e amônia (também para a desinfectação). Após passar pelos produtos químicos na água e encaminhada para o reservatório, onde será armazenada e distribuída à população. A SANASA tem como objetivo proporcionar aos estudantes contato direto com as etapas do sistema de tratamento de água e esgoto, conscientizando a importância do sistema de abastecimento, desde sua captação, tratamento, distribuição, coleta e afastamento.


 
 
 

Comentários


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page